terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Para você assistir

A virada (Flywheel)

Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.” (Sl. 37.4,5 – ARC). É com essas palavras do Senhor que inicio mais uma coluna desse blog. Dessa vez, falo de um filme que me marcou muito, quando o assisti há uns dois anos: A virada.
Tudo começa com a história diária de um cristão chamado Jay Austin, que trabalha restaurando carros antigos e os revendendo da pior forma possível: pouco ele faz para restaurar o carro, e o revende a preços exorbitantes, que não seria do valor conforme o serviço feito por ele. Ou seja, ele é um cristão desonesto. Pior é que ele não era desonesto com os outros, mas também com Deus! Isso mesmo que você acabou de ler, meu irmão: ele era infiel com Deus. Porém a sua esposa era fiel a Deus, e reprovava a atitude do marido algumas vezes, pois ele fazia tudo para vender um carro no pior estado. Ele agia manipulando todas as pessoas em seu redor, inclusive a sua família, a tal ponto de sua esposa e filhos não confiarem nele.
Contudo, quando Jay Austin trabalha tentando restaurar um clássico conversível, o Espírito Santo o leva a refletir a como Deus restaura o ser humano como um todo, até mesmo aqueles que achamos que é impossível deles serem transformados. Mas, “todas as coisas são possíveis para Deus” (Mc. 10.27b), e Deus não descansará até que ele consiga o seu objetivo. Então Jay vê que Deus trabalha tentando restaurar a sua vida também, bastando apenas um passo importante: a decisão dele.
Mas, faço-lhe o seguinte questionamento: o que acontece a ele quando aceita essa mudança? Acertou quem disse dificuldades! Ele perde o seu sócio, perde boa parte da sua equipe de trabalho, as dívidas chegam, ..., restando somente ele e um senhor que trabalha com ele há muito tempo. E aí que o versículo inicial é aplicado em seu coração: ele decide entregar tudo o que dispõe a Deus. Qual o resultado? Bom, aí desejo que você veja o filme e tire as suas conclusões.
A virada nos deixa uma importante lição: devemos entregar o nosso caminho, os nossos bens, o nosso dia e, o mais importante, a nossa vida a Deus, constantemente, pois assim ele satisfará o nosso coração. E muitos de nós não temos feito isto. Entregar a vida a Deus é um ato de fé, e confiar nele é muito importante. Ele tem seu tempo para nos satisfazer, e é isso que Davi diz no texto acima: entregar e confiar, e tudo Deus fará!
Lembro-me ainda do comentário que fiz durante a semana de oração da nossa igreja: quando entregamos e confiamos em Deus, o que Deus faz sai muito melhor do que a encomenda! Isto quer dizer que se nós não entregamos a nossa vida, ou seja, tentamos fazer do nosso jeito, poderemos nos frustrar mais adiante, o que não aconteceria se deixássemos com Deus. Não se preocupem com a sua própria vida [...]. Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
Essas são as palavras de Jesus a seus discípulos. E ele vai mais além: “Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. (Mt. 6.25-34 – NVI – recomendo ler esse texto).
Jay aprendeu a lição que Deus lhe mandou e pôde desfrutar da confiança em Deus em toda a sua vida e nos seus relacionamentos. E você, porque não acompanha essa virada? Aproveitando: Porque você não experimenta uma virada dessas na sua vida? O passo mais importante é o seu.
 Para refletir: Sl. 37.1-5 – Mt.6.25-34. Deixo aqui as palavras do apóstolo Paulo: “Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.” (2Tm 2.13).

P.S.: a partir da próxima semana, estarei deixando aqui comentários sobre uma série de filmes muito especial. Aguardem!

Texto: Henrique Fernando

2 comentários:

Unknown disse...

Assistir esse filme achei interessante.

Marcella Brito Galvão disse...

Também já assisti e a mensagem que este filme passa é muito boa.
Parabéns Henrique...
Abraços